Uma das causas do baixo rendimento escolar está na ansiedade de lidar com atividades escolares

O que é?
Compreendendo a Ansiedade
É uma reação normal para o nosso cérebro enviar sinais alarmantes ao corpo quando ele detecta o perigo, deixando-o reagir de acordo com esse perigo. Enquanto muitos acreditam que o estresse e a ansiedade são os mesmos, ao contrário dessa crença, no entanto, o estresse e a ansiedade têm várias diferenças. Para entender isso um pouco melhor, vamos definir estresse e ansiedade.
Os limites estão altos
O estresse é o sentimento natural que surge das pressões que experimentamos em nossa vida cotidiana. Sinais de estresse são enviados através do cérebro quando nosso corpo e mente são levados ao limite. Quando o cérebro detecta um sinal de estresse, libera adrenalina na corrente sanguínea.
Essa liberação de adrenalina faz com que o corpo sinta estresse ou cansaço. O corpo reage a esse aumento de adrenalina, levando à solução lógica da mente para descansar. No entanto, se o seu corpo se recusar a parar e a adrenalina permanecer na corrente sanguínea, isso pode causar depressão, além de aumentar a pressão arterial, o que pode causar outras reações negativas no organismo. Entre essas reações negativas está a ansiedade.

Preocupação demais
A ansiedade é frequentemente referida como o desconfortável sentimento de preocupação que se desenvolve quando você está profundamente tenso com alguma coisa que ainda está por vir.
Sentir-se um pouco ansioso ao enfrentar grandes eventos da vida é normal.
No entanto, se esses sentimentos persistirem, mesmo quando tudo estiver sob controle, você acabará sendo afetado pela menor das mudanças na vida, o que pode causar variações do seu estado emocional constantemente e prejudicá-lo durante o desenvolvimento de outras tarefas e decisões que acontecem concomitantemente às suas preocupações.
Quando você sofre de um distúrbio de ansiedade, sua autoestima e autoconfiança ficam geralmente muito baixas, podendo causar pensamentos negativos sobre o seu valor potencial e as suas habilidades em lidar com aquelas situações.
Além de afetar o nosso estado emocional, a tensão constante causada pela ansiedade pode afetar nosso estado físico, provocando dores de cabeça e tensão muscular.
Todas esta interferências psíquicas podem causar ainda desmotivação, tristeza, influenciando o nosso redimento na escola, nas relações pessoais, no trabalho etc.
Por isso, um dos papéis das aulas de reforço é identificar esses aspectos de ansiedade nos alunos e buscar compreender como eles estão interferindo no rendimento escolar deles e auxilando-os a focarem nos próprios potenciais e não apenas nas peocupações, ajudando-os, ainda, a revelarem, a si mesmos, as próprias capacidades de aprendizagem e a superarem as inseguranças que surgem ao longo de todo processo de aprendizagem.

Venha Conhecer
Espaço Absoluto
Educando na Diferenciação