A Pandemia e o Ensino Personalizado

Segundo o relatório de Tendências para a Educação 2022, produzido pela Layers Education, a pandemia reativou a problemática conhecida entre os profissionais da educação: a importância da personalização do ensino. Com os filhos em casa – em aulas online ao vivo ou gravadas – os pais identificaram os diferentes níveis de aprendizado dos jovens. Cada um a seu ritmo, cada um com sua necessidade. Por isso, o sucesso na jornada de ensino do estudante dependerá, cada vez mais, da capacidade das escolas e dos professores de criar métodos de customização do ensino. O Apoio Escolar, neste contexto, emerge como uma forma de personalização do ensino e como um meio para realinhar as distorções causadas nas aprendizagens das crianças ao longo da pandemia.

Para a Layers, geralmente confundida com o ensino híbrido, a personalização do ensino leva em consideração as necessidades individuais e particularidades de cada estudante. A personalização dá atenção a aptidões, vocações e fatores pessoais, como interesses natos, conhecimentos prévios e cultura. Com base nesses fatores, o ensino consegue estabelecer a metodologia mais adequada para potencializar as habilidades de cada estudante. A aprendizagem focada no aluno ajuda os educadores a estimular a criatividade, o desenvolvimento da maturidade intelectual, o autoconhecimento e pertencimento social.

Ainda deve levar algum tempo para que as escolas se alinhem a esta tendência de personalização do ensino, por isso, para que aquelas distorções possam ser corrigidas o mais rápido possivel, o Apoio Escolar surge como uma necessidade aos pais preocupados com a educação dos seus filhos.

Fonte Layers Education